Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS

Maiara Rosa Alves, Marcia C. Barbosa, Edson Luiz Lindner

Resumo


Neste trabalho, analisamos o percentual de mulheres, de negros e negras nos cursos de graduação e na docência em Ciência da Computação, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos dados estatísticos apresentados, realizamos uma análise qualitativa sobre a percepção dos estudantes nesses cursos com relação à questão de gênero no contexto acadêmico. Em particular, analisamos o que leva as estudantes mulheres a buscarem essas áreas e os obstáculos que elas enfrentam. Buscamos, igualmente, compreender o que distingue as sub áreas das exatas com maior participação de mulheres como a química quando comparadas com as demais analisadas. Os dados foram coletados anonimamente, na forma de um questionário on-line com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelam uma diferença de participação no que se refere ao gênero, mas não à raça, e que há diversas razões que interferem no interesse das mulheres pelas exatas, como a influência da família, da sociedade ou de referências femininas que se destacaram na ciência.


Palavras-chave


Gênero; Ciências; Tecnologias; Engenharias e Matemáticas (CTEM); Exatas

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DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14076

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