Narrativa docente em tempos de pandemia

José Augusto Schubalski, Karen Giannine Schubalski

Resumo


O referido artigo apresenta uma narrativa do percurso realizado pelos professores durante o período da pandemia, em uma perspectiva da teoria crítica de Henry Giroux. O objetivo central consiste em estudar e expor de forma crítica quais as funções desempenhadas pelos professores em ambiente criado pela Secretaria do Estado de Educação para assegurar a continuidade do processo educacional durante o período da pandemia. A pesquisa de cunho qualitativo fundamentou como aporte metodológico no intuito de oferecer condições de estudos sobre a práxis de como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem, durante o processo educacional. Os resultados apresentados, segundo a teoria crítica, apontaram predominantemente a sistematização aos educadores no que se refere aos conteúdos elaborados pelo Estado, e que, devido ao uso digital, o processo digital de Ensino Remoto institucional efetivou-se de maneira viável e rápida, tendo em vista que, as considerações finais sinalizaram para a perda de autonomia docente.


Palavras-chave


Sociedade; Ensino e Aprendizagem; Professores

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v14n2.13753

Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr