Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Algebra

Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar e analisar características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes dos anos iniciais. Mais especificamente, procura-se compreender como esses estudantes do 5º ano lidam com tarefas que podem promover o desenvolvimento do pensamento algébrico. As tarefas foram realizadas na perspectiva da Early Algebra, sendo esta uma área de pesquisa que visa uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da álgebra inicial. Para organização e interpretação dos dados, foram empregados procedimentos da Análise de Conteúdo. Por meio das respostas apresentadas pôde-se evidenciar que embora as resoluções dos estudantes nem sempre estivessem corretas, elas apresentam indícios de pensamento algébrico. Podemos considerar que esses estudantes das séries iniciais demonstraram, por meio de suas produções escritas, ter condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica.


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DOI: 10.3895/rbect.v8n3.1340

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