Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico

Fabiane Fabri, Rosemari M. C. F. Silveira

Resumo


Para esse artigo buscou-se contemplar a problemática do lixo tecnológico para  trabalhar  a  temática  Ambiente,  visando  a  Alfabetização  Científica  e Tecnológica  (ACT)  no  ensino  de  Ciências.  O  estudo  foi  desenvolvido em  uma turma de alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede Municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo  temático  Recursos  Tecnológicos  proposto  pelos  Parâmetros  Curriculares Nacionais.  A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa com  observação  participante.  Dentre  as  atividades  organizadas  pode-se  citar:  a visita a uma cooperativa de reciclagem, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de fôlderes, produções escritas.  Ao final do estudo, percebeu-se que os alunos  já  conseguiam  fazer  reflexões  sobre  as  questões  sociais  do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de  que essas  reflexões  continuem  ocorrendo  durante  a  sua vida  escolar,  pois  se  acredita que  só  dessa  forma  a  postura  reflexiva acerca  da  Ciência  e  da  Tecnologia  será internalizada. Salienta-se  que  esses  são  dados  da  dissertação  de  mestrado,  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Ensino  de  Ciência  e  Tecnologia  da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG)

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DOI: 10.3895/S1982-873X2012000200006

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