As metodologias ativas na construção do conhecimento científico: utilização do método JigSaw (quebra-cabeças) e mapa conceitual para o ensino de funções oxigenadas

Maria Elisabeth Oliveira Félix, Bruna Tayane Silva Lima

Resumo


Trata-se da apresentação de alguns resultados alcançados em um processo investigativo maior e visa contribuir com o ensino de ciências, especificamente da química orgânica, a partir da introdução dos Temas geradores e das metodologias ativas nas aulas da Educação Básica. A pesquisa possui como objetivo analisar os resultados da aplicação de duas metodologias ativas –JigSaw (Quebra-Cabeças e Mapas Conceituais) nas aulas de funções orgânicas oxigenadas a partir da contextualização com o Tema Gerador: ‘As plantas medicinais como forma de medicamento natural’. Participaram desta investigação 18 alunos da 3ª série do ensino médio, de uma escola estadual na cidade de Alagoa Grande, interior da Paraíba, em 2019. Nesta pesquisa qualitativa escolheu-se o tema ‘Plantas Medicinais’ para principiar a trilha de conhecimento, como coleta de dados utilizou a observação participante e as atividades desenvolvidas durante a aplicação das metodologias ativas: JigSaw e mapas mentais. Após a coleta de dados foi possível observar, como resultados, que a intervenção e a aplicação de metodologias inovadoras favoreceram o processo de aprendizagem e a participação ativa da turma nas aulas de química. Consequentemente o desenvolvimento científico e curricular foi satisfatório bem como o desenvolvimento da argumentação e da interação dos alunos, deixando clara a importância de aulas inovadoras que desenvolvam não só o conhecimento curricular como também a face social dos alunos.


Palavras-chave


Temas Geradores; Metodologias Ativas; Aprendizagem Ativa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v14n1.11995

Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr