Ensino de química e TDIC na educação de jovens e adultos: o contexto de relações em sala de aula

Jaisa Angélica Vieira da Mata, Vitor de Almeida Silva, Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Resumo


Considerando as dificuldades de abordagem da Química na Educação de Jovens e Adultos é importante buscar estratégias didáticas que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem para essa modalidade de ensino. Neste artigo, que é recorte de uma pesquisa de mestrado, buscou-se discutir a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em aulas de Química para EJA, objetivando identificar elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem que denotem significado conceitual e social ao ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa-ação tendo como universo de estudo uma turma de EJA da Rede Estadual de Educação de Goiás. Discutem-se as relações estabelecidas entre professora e alunos de EJA de diversas faixas etárias no uso das TDIC. Tais relações foram desenvolvidas a partir do uso de dois aplicativos com foco no cálculo da quantidade de matéria e massa molar. Destaca-se o rejuvenescimento dos alunos de EJA, o que evidenciou o estabelecimento de comportamentos de trocas experiências e saberes em sala de aula e a colaboração entre os alunos jovens e os estudantes de mais idade. Outro aspecto a salientar é a alternância entre a mediação da professora e a autonomia dos estudantes nas atividades para a manipulação de aplicativos.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Ensino de Química; Educação de Jovens e Adultos

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DOI: 10.3895/rbect.v14n1.11943

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