Ensino de química e TDIC na educação de jovens e adultos: o contexto de relações em sala de aula
Resumo
Considerando as dificuldades de abordagem da Química na Educação de Jovens e Adultos é importante buscar estratégias didáticas que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem para essa modalidade de ensino. Neste artigo, que é recorte de uma pesquisa de mestrado, buscou-se discutir a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em aulas de Química para EJA, objetivando identificar elementos constitutivos do processo de ensino e aprendizagem que denotem significado conceitual e social ao ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa-ação tendo como universo de estudo uma turma de EJA da Rede Estadual de Educação de Goiás. Discutem-se as relações estabelecidas entre professora e alunos de EJA de diversas faixas etárias no uso das TDIC. Tais relações foram desenvolvidas a partir do uso de dois aplicativos com foco no cálculo da quantidade de matéria e massa molar. Destaca-se o rejuvenescimento dos alunos de EJA, o que evidenciou o estabelecimento de comportamentos de trocas experiências e saberes em sala de aula e a colaboração entre os alunos jovens e os estudantes de mais idade. Outro aspecto a salientar é a alternância entre a mediação da professora e a autonomia dos estudantes nas atividades para a manipulação de aplicativos.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v14n1.11943
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