Problemas socioambientais e o plano nacional de formação de professores na Amazônia
Resumo
A Amazônia é um território único que apresenta múltiplas realidades. Problemas socioambientais vivenciados por docentes e professores em formação influenciam as atividades do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR na Amazônia. O objetivo da pesquisa foi analisar como problemáticas socioambientais se apresentam no contexto do PARFOR na região. Usou-se a pesquisa qualitativa, municiada por entrevista projetiva (MINAYO, 2010). Foram entrevistados dez professores formadores em dois Estados Amazônicos. Destes, seis explicitaram problemas socioambientais vivenciados durante o PARFOR. Do conteúdo das entrevistas emergiram três categorias de análise: desigualdade social, espoliação socioambiental e ausência de Políticas Públicas. Estas são descritas e criticamente discutidas neste artigo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v14n1.11708
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.