Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências

Ana Paula Sebastiany, Michelle Camara Pizzato, José Cláudio Del Pino, Tania Denise Miskinis Salgado

Resumo


 O trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços, museus e também escolas, como uns locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2012000200004

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