A robótica educacional: entendendo conceitos
Resumo
O propósito deste artigo é apresentar, por meio de um estudo bibliográfico, o histórico da Robótica Educacional (RE), sob o ponto de vista Construcionista de Seymour Papert (1928-2016) e das interpretações de Valente (1948). Para tanto, primeiramente, é feita uma abordagem sobre as duas obras de Papert – LOGO: computadores e crianças e A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Em seguida, apresentam-se a releitura de Valente sobre o Construcionismo – o construcionismo contextualizado e a espiral de aprendizagem. Na sequência, buscamos compreender o processo de criação e desenvolvimento de uma disciplina escolar proposta pelo próprio Papert, a Cibernética, hoje denominada por RE. E, por fim, apresentamos projetos, estudos e eventos que compõem o histórico da RE no Brasil e que nos permitem identificar os aspectos evolutivos, desde os primeiros estudos com o LOGO, na década de 1970, até os dias atuais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n3.10965
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.