Mudanças nas ideias prévias sobre ponto, reta e plano por meio da interação com a ferramenta FARMA
Resumo
Nesse artigo discutimos as respostas a um questionário envolvendo conceitos básicos de Geometria, o qual foi aplicado a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, antes e depois dos mesmos interagirem com uma ferramenta denominada FARMA (Ferramenta de Autoria para Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem). A análise das respostas se deu a partir de uma estratégia de categorização e determinação de categorias substantivas e categorias teóricas. Observamos que antes da interação com a ferramenta os conceitos apresentados pelos estudantes estavam mais próximos de ideias do cotidiano. Após a interação houve significativo deslocamento das respostas na direção do conceito correto, principalmente no caso do conceito de ponto. Isso demonstra o potencial da ferramenta FARMA no ensino e aprendizagem de Matemática, em especial da Geometria.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v14n2.10189
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.