A abordagem CTS e a teoria crítica de Henry Giroux: caminhos para uma educação em ciências crítico-transformadora

Wélica Patrícia Souza de Freitas, Wellington Pereira de Queirós

Resumo


O presente artigo apresenta um ensaio teórico, que abrange a perspectiva CTS e a teoria crítica de Henry Giroux, cujo objetivo central é realizar uma articulação entre tais pressupostos, a partir de quatro eixos: I) a escola; II) a crítica aos currículos; III) a concepção de professor e IV) crítica às teorias tradicional e de reprodução. O fator preponderante para a construção de novos elementos teóricos e estratégias didáticas, no diálogo apresentado, é levar em consideração a práxis social com ações individuais e coletivas de cunho político, com a finalidade de se buscar a transformação das relações de opressão em justiça e igualdade social. Do ponto de vista prático, esta articulação pode ser feita pelas metodologias de ensino progressistas, conhecidas da literatura: os três momentos pedagógicos, os cinco momentos da Pedagogia Histórico-Crítica etc. Assim, a articulação apresentada, no presente estudo, contribui do ponto de vista teórico e pode subsidiar ações para a inserção da perspectiva crítico-transformadora na educação em ciências.


Palavras-chave


Articulação Giroux-CTS; Teoria crítico-progressista; Educação em Ciências

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DOI: 10.3895/rbect.v13n3.10098

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