Implicações da filosofia da matemática na elaboração e mediação de tarefas matemáticas

Mauricio Berns, Renato Francisco Merli, Paulo Wichnoski

Resumo


A Filosofia da Matemática é um campo de pesquisa que trata das compreensões sobre a matemática. Tais compreensões afetam como o ensino de matemática é pensado, pois implicitamente subsidiam o pensar do professor na elaboração das tarefas e na condução da prática docente. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo discutir como a concepção filosófica sobre matemática implica na elaboração e mediação de tarefas matemáticas. Para tanto, inicialmente foi realizado um estudo da literatura sobre as escolas filosóficas do Logicismo, Formalismo e Intuicionismo e em seguida, por meio de discussões favorecidas pelos estudos anteriores, apresentamos algumas tarefas matemáticas à luz das escolas filosóficas supramencionadas. Em face das discussões e resoluções das tarefas apresentadas foi realizada uma análise de caráter qualitativo, buscando verificar se as questões ensejaram o pensar conforme os pressupostos das escolas filosóficas que as caracterizam e como a concepção filosófica do professor influencia na sua mediação e, por consequência, na resolução das tarefas apresentada pelos alunos. As conclusões sugerem que é possível pensar em tarefas que desenvolvam diferentes formas de pensar a matemática, levando em conta também a forma de as mediar.


Palavras-chave


Ensino; Filosofia da Educação Matemática; Episetemologia

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v3n2.9954

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr