Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental

Soneiva Luiza Feix Dias de Souza, Elenice Josefa Kolancko Setti, Carla Melli Tambarussi

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialidades de um trabalho com o "Material Dourado" no ensino e na aprendizagem de adição e subtração. A conclusão a que se chegou é que o Material Dourado auxiliou os estudantes na compreensão dos algoritmos da adição e da subtração, em especial no que tange às “trocas” e às “reservas” realizadas. Desse modo, passaram a desenvolver as atividades com mais confiança e êxito.


Palavras-chave


Educação Matemática; Ensino de adição e subtração; Material manipulável.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v3n1.9862

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr