Histórias infantis no ensino de arte e ciências da natureza: estudando fenômenos cíclicos das estações do ano
Resumo
Os conhecimentos inerentes às Ciências da Natureza e da Arte são imprescindíveis para a autonomia dos cidadãos, para a convivência social e para auxiliá-los a ler e interpretar o mundo que os cerca. Os professores, ao trabalharem com as histórias infantis, podem produzir novos recursos didáticos para despertar a curiosidade acerca de saberes que envolvem as temáticas e os personagens. Este artigo objetiva destacar as potencialidades didáticas evolvidas na construção de um produto educacional produzido por acadêmicos de Pedagogia, a partir de uma história infantil, para mediar conhecimentos de Arte e de Ciências da Natureza nos anos inicias do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Os registros evidenciam o processo de construção de um produto educacional, produzido pelas acadêmicas de Pedagogia da Universidade Franciscana, no segundo semestre de 2017 nas disciplinas de Ensino de Arte e Ensino de Ciências. O referido material (simulação de uma televisão) teve como inspiração a história infantil Gioca a nascondino con le 4 stagioni - ‘Brincando de esconde-esconde com as quatro estações’. O produto ‘Em cada estação uma emoção’, tem potencial na mediação de conhecimentos para o ensino de Ciências e Arte de modo articulado, fomentado habilidades científicas e estéticas tanto na formação dos pedagogos, quanto no contexto escolar com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v3n2.9828
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.