O discurso da valorização do professor pelo olhar de uma propaganda institucional

Valéria Di Raimo, Rosemeri Passos Baltazar Machado

Resumo


Fundamentado pela Análise do Discurso de linha francesa, o presente trabalho tem como foco estudar e explicitar o modo de produção de sentidos no que diz respeito a (des)valorização da figura docente em uma propaganda, extraída da internet, intitulada Um bom professor, um bom começo, veiculada pelo movimento social Todos pela Educação. Nossas análises estarão pautadas em alguns pressupostos teóricos da Análise do Discurso, tais como Condições de Produção (CPs), Formação Ideológica (FI), Formação Discursiva (FD), Sujeito, Memória Discursiva e Interdiscurso, a partir das considerações de autores como Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi, Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Helena Nagamine Brandão, entre outros. Os recursos linguísticos reforçarão as análises e discussões a respeito da (des)valorização do professor; portanto, serão mobilizados alguns conceitos da Semântica Argumentativa, dentre eles: a seleção lexical, o argumento de autoridade e o uso do adjetivo bom. As CPs acentuadas pelas imagens do vídeo (uma sala de aula típica da educação básica brasileira e a figura de uma professora) auxiliarão na apreensão dos sentidos, uma vez que remetem às lembranças do nosso passado estudantil. A formação ideológica que traduz uma ampliação de responsabilidade do professor que além da formação de um cidadão crítico, também aponta para o estereótipo de um profissional que tudo sabe e por isso pode ser responsabilizado, inclusive, pelo desenvolvimento do país

Palavras-chave


(Des)valorização; Condições de Produção; Formação ideológica; Docência.

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DOI: 10.3895/etr.v2n1.8582

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