Metodologia para diversificação de representações de um fenômeno modelado com equações diferenciais ordinárias
Resumo
O artigo apresenta um trabalho com equações diferenciais ordinárias (EDO) em abordagens diferenciadas. Toma-se para análise um fenômeno físico da termodinâmica, o problema de resfriamento de um corpo, variando sua temperatura num ambiente mantido à temperatura constante (Lei de Resfriamento de Newton). Disso, propõe-se uma sequência didática com três diferentes abordagens para estudo do fenômeno físico: (1) construção e análise do campo de direções para representação gráfica da solução; (2) determinação dos modelos de equações – temperatura e taxa de variação da temperatura em função da variação do tempo; (3) e uso da informática para análise do fenômeno. Essa proposta tem seus pilares na resolução de problemas, nos registros semióticos, nas múltiplas representações e no uso da informática educativa, construindo-se, assim, uma Metodologia de trabalho com EDO na qual uma mesma situação-problema é estudada com diferentes abordagens. Considera-se que trabalhar EDO com essa Metodologia pode contribuir para a aprendizagem do estudante.
Palavras-chave
Equações diferenciais; Fenômenos Físicos; Diversificação de representações; Resolução de problemas
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PDFDOI: 10.3895/etr.v3n2.8143
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