Tecnologias digitais em aulas de matemática

Marli Teresinha Quartieri, Romildo Pereira da Cruz

Resumo


O artigo expressa uma pesquisa de carácter qualitativa que tem por objetivo apresentar resultados obtidos em relação às implicações do uso das tecnologias por professores da Educação Básica, bem como as percepções dos alunos em relação à realização de atividades a partir da utilização de aplicativos e softwares. A pesquisa envolveu 79 alunos dos 7º e 9º Anos da Educação Básica. Como procedimentos metodológicos, combinamos elementos da pesquisa bibliográfica com resultados obtidos a partir da aplicação de questionário e da observação sistemática. Os resultados apresentados neste trabalho apontam que o uso de ferramentas computacionais pode ser uma forma de potencializar a aprendizagem do aluno. Os alunos e professores apontaram o dinamismo e visualização como aspectos positivos. Além disso, destacou-se o aspecto da motivação para aprender gerada pelas atividades desempenhadas. Ademais, os alunos sentiram-se empolgados em relação ao uso das ferramentas em sala de aula.


Palavras-chave


Matemática; Educação Básica; Percepção dos Alunos

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DOI: 10.3895/etr.v2n1.7570

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