Um estado do conhecimento das pesquisas sobre o ensino de análise matemática

Silvio César Otero-Garcia

Resumo


Considerando-se as modificações pelas quais os cursos de licenciatura têm sofrido, as recorrentes discussões sobre o papel que determinadas disciplinas têm na formação do futuro professor, e que esse movimento não é diferente no caso particular da matemática, o presente trabalho pretende trazer à tona alguns resultados, e principalmente questionamentos, que devem contribuir para discussões a respeito da importância da disciplina de análise na formação de professores de matemática. Fizemos um mapeamento da produção brasileira relativa ao ensino de análise em dissertações e teses, artigos em periódicos e trabalhos em anais de eventos. Realizamos uma análise quantitativa desses dados e levantamos questões que emergiram das discussões apresentadas tanto por esses trabalhos quanto por indagações nossas. Concluímos que a quantidade de pesquisas em ensino de análise ainda é muito pequena, há poucos docentes universitários trabalhando com essa temática e os trabalhos estão relativamente isolados entre si. 


Palavras-chave


Educação; Matemática; Ensino Superior; Ensino; Análise; Cálculo Diferencial; Cálculo Integral; Formação Matemática; Professor

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DOI: 10.3895/etr.v2n1.7555

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