Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem

Viviane Aparecida Bagio, Ana Lucia Pereira, Cristina Costa

Resumo


O artigo “Um modelo para as conexões entre currículo e avaliação da aprendizagem”
busca identificar conexões entre currículo e avaliação como campos educacionais cujas
teorias e paradigmas possuem influências comuns quando analisados a partir de seus
enfoques. A partir de um estudo bibliográfico sobre os conceitos e concepções acerca das
temáticas currículo e avaliação, suas classificações, apresentamos possíveis correlações, a
partir de um modelo para análise e possível verificação se uma postura curricular
pressupõe um formato de avaliação e de relacionamento entre avaliador e avaliado. As
conexões aqui elaboradas, nos remetem a outros questionamentos que não se encerram
na presente pesquisa e, podem auxiliar também na compreensão da importância do
professor conhecer as perspectivas que fundamentam sua prática para que ele possa
desenvolver um olhar crítico sobre ela e do o papel da avaliação e do currículo para a
formação do sujeito e da sociedade.


Palavras-chave


Currículo; Avaliação; Concepções teóricas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v1n2.7466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr