Impacto da ampliação das vagas no ensino superior sobre a formação de professores de física e química para a educação básica
Resumo
Este trabalho busca analisar o reflexo da ampliação dos cursos presenciais de Licenciatura em Física (LFIS) e Química (LQUI) no período de 2008 a 2015 sobre a formação de docentes destas áreas. A partir dos dados estatísticos oficiais são consideradas para a análise: a quantidade de vagas, o número de candidatos, o número de ingressos, a quantidade de matrículas e o número de concluintes, de acordo com os anos para o período compreendido entre os anos de 2008 a 2015. Metodologicamente, essa investigação configura-se como uma pesquisa documental alicerçada na revisão de literatura e na análise de documentos e estatísticas oficiais fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP, através das Sinopses Estatísticas da Educação Superior disponíveis na Internet. As conclusões apontam que medidas complementares à ampliação de vagas nos cursos de licenciatura são necessárias para que se caminhe em direção da solução da carência de professores e Física e Química no Brasil.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v1n2.7374
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