Polígonos: dobra aqui, dobra ali e um objeto esquecido: o transferidor
Resumo
Neste artigo apresentamos uma investigação geométrica, de cunho qualitativo, realizada por um grupo de estudos liderado pelo primeiro autor, envolvendo alunos de um programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e professores em ação continuada, no transcorrer de 2017. A pesquisa buscou responder sobre como articular o transferidor e o papel como recursos didáticos em uma transposição didática. Portanto, teve por objetivo a articulação do transferidor e do papel como recursos didáticos em uma transposição didática. A coleta de dados deu-se por gravações de voz, filmagens e fotografias. o que permitiu ao grupo refletir sobre a criação didática que pode proporcionar a Transposição Didática, a qual leva o saber sábio ou científico sobre polígonos ao saber ensinado, para a escola básica, proporcionando aprendizagem com significado. Os resultados obtidos, com os experimentos, permitem indicar que é possível realizar Transposição Didática com a forma de obtenção de polígonos por dobradura, desenvolvendo habilidades visuais relevantes para a formação geométrica.
Palavras-chave
Transposição Didática; Criação Didática; Polígonos por dobraduras.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v1n2.7361
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.