Indivíduo e conhecimento na modernidade: uma referência cartesiana para o ensino

Evandson Paiva Ferreira, Regis Lopes Silva

Resumo


Neste artigo tomo como objeto de estudo a relação entre a noção moderna de indivíduo, a questão do conhecimento e uma relação com o ensino. O ponto de partida é a busca da origem do indivíduo no Ocidente, procurando encontrar possíveis relações com o indivíduo moderno. Em seguida, retoma-se a questão do conhecimento nas origens da modernidade, destacando a constituição da nova noção de indivíduo e o sujeito do conhecimento em Descartes. Antes de concluir, chama-se a atenção para o aspecto instrumental da racionalidade moderna, contudo sem desconsiderar que o pensamento racional vai muito além da simples operacionalidade. Por fim, considera-se a possiblidade da centralidade do método em Descartes como um referencial do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


indivíduo; conhecimento; Modernidade; ensino; educação.

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DOI: 10.3895/etr.v1n1.5933

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