Uma análise bibliométrica das produções científicas sobre educação e inteligência artificial

Diego Gerônimo Silva, Victor Martins Fontoura, José Lucas Pedreira Bueno

Resumo


O estudo explora a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação, analisando as tendências e a evolução das produções científicas nesse campo. Com o objetivo de compreender o desenvolvimento e o impacto da IA na educação, a pesquisa adota uma abordagem bibliométrica, examinando artigos publicados entre 2014 e 2024. A metodologia incluiu uma análise qualiquantitativa, com dados coletados na plataforma IEEE Xplore, utilizando as palavras-chave education e artificial intelligence. Os resultados apontam para um crescimento exponencial nas publicações a partir de 2018, impulsionado pelos avanços em IA e seu crescente uso em práticas pedagógicas inovadoras. Países como China, Índia e Estados Unidos destacam-se como os maiores produtores de estudos sobre o tema. As palavras-chave mais recorrentes indicam um foco na personalização do ensino e no uso de tecnologias como Machine Learning e Big Data. Conclui-se que, embora a IA apresente um grande potencial transformador na educação, especialmente em termos de personalização do aprendizado e otimização de processos administrativos, ainda há desafios a serem superados, como a formação adequada de educadores e a garantia de equidade no acesso às novas tecnologias. O estudo reforça a necessidade de mais pesquisas para aprofundar a compreensão e aplicação da IA na educação. 


Palavras-chave


inteligência artificial; educação; bibliometria

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19666

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