Educação Patrimonial na formação de professores: um debate sobre a temática no Curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Amanda Ferreira Gomide, Thiago Riccioppo, Cláudia Regina Bovo

Resumo


Este artigo tem como propósito dialogar sobre a Educação Patrimonial e a formação de professores do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O intuito foi analisar a Matriz curricular e o Projeto Político Pedagógico do Curso, e se realmente existem diálogos efetivos que se aproximem da educação patrimonial, cultura local, bens culturais e história regional, além de identificar se a educação patrimonial é usada como fonte de conhecimento e fortalecimento de bens materiais e imateriais. O método utilizado neste estudo foi a pesquisa documental. Para tanto, trouxemos uma abordagem analítica das disciplinas ofertadas no curso de História da (UFTM), ou seja, quais seriam as disciplinas que mais se aproximam da temática em questão. Tivemos uma visão panorâmica de que a maioria das disciplinas que tratam sobre Educação Patrimonial, História Regional, Patrimônio e Cultura Local são basicamente disciplinas optativas, que pouco ou quase nunca são ofertadas pelo curso. Contudo, o debate da educação patrimonial nos parece ainda incipiente, principalmente, sobre pesquisas relacionadas à historiografia local do Triângulo Mineiro, visto que há carência de pesquisas que discutam o tema. Diante disso, prezamos pela urgência de formar professores historiadores que tenham senso crítico sobre a história regional e identidade cultural e que passem a levar a Educação Patrimonial para a Educação Básica.

Palavras-chave


educação patrimonial; curso de história; formação de professores

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DOI: 10.3895/etr.v9n1.19664

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