Estágio na pós-graduação: Relatos da vivência prática da docência numa disciplina de Elaboração de Projetos de TCC

Bruno César Batista, Ana Paula Vilela Cardoso, Vera Lucia Bondim Tiburzio

Resumo


Este estudo visa relatar a experiência de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Federal Mineira em seu estágio em “Docência no Ensino Superior”, realizados na disciplina Elaboração de Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (EP-TCC) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dessa Universidade. Como objetivos específicos são discutidas as atividades realizadas pelos estagiários, as aprendizagens adquiridas e os desafios enfrentados frente ao Estágio na Docência. A abordagem adotada foi observacional, quantitativa, descritiva e longitudinal prospectiva. As atividades realizadas pelos estagiários envolveram o acompanhamento das aulas da docente, a participação direta e indireta deles na disciplina e a aplicação de dois questionários com questões fechadas em dois momentos diferentes durante o semestre, sendo os resultados tabulados de forma quantitativa. A interação entre os estagiários e os alunos foi positiva, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. Isso facilitou a compreensão dos conteúdos e metodologias de pesquisa científica, resultando em uma melhora significativa na qualidade dos projetos de TCC apresentados pelos discentes. Os dados dos questionários mostraram que o conhecimento dos discentes sobre metodologias de pesquisa melhorou substancialmente e o uso de materiais complementares na plataforma Moodle foi um recurso valioso, embora haja espaço para incentivar seu uso de forma mais eficaz. De forma geral, pode-se afirmar que a presença dos estagiários contribuiu na aprendizagem dos discentes envolvidos, bem como possibilitou a experiência na prática docente pelos estagiários.

Palavras-chave


Professore; Formação; Educação; Estudo e ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v9n1.19611

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr