Revisão integrativa das práticas educacionais na pandemia: convergências com Paulo Freire
Resumo
Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de compreender as práticas educacionais adotadas durante a pandemia da COVID-19, analisando-as à luz da pedagogia libertadora de Paulo Freire. A pesquisa mapeou as práticas educacionais presentes na literatura, por meio de uma busca específica nas bases de dados Web of Science e Scopus, acessadas via portal de periódicos da CAPES. Após a aplicação de filtros, foram identificados 19 artigos, dos quais sete foram selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão. A análise minuciosa desses artigos revelou uma lacuna, pois a revisão não respondeu à pergunta de pesquisa proposta. No entanto, os resultados indicaram uma possível convergência entre os recursos digitais utilizados durante a pandemia e os princípios da pedagogia freiriana. Os autores apontaram o potencial das tecnologias digitais para promover a aprendizagem participativa e autônoma, quando utilizadas de forma consciente e crítica. Entretanto, os artigos não detalharam quais práticas educativas acompanharam o uso dessas tecnologias, limitando a investigação das convergências ou divergências com os princípios de Paulo Freire. Essa revisão evidencia a necessidade de pesquisas mais aprofundada sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia, com o objetivo de compreender seus alinhamentos com uma educação emancipadora. Esse esforço é importante para a formação de professores e para a implementação de uma educação transformadora e inclusiva, independentemente do contexto de crise sanitária.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v9n1.19585
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