Narrativas de estudantes da Amazônia sobre proteção ambiental: entre lendas e encantos

Vandressa Caldas Amorim, Rodrigo Almeida Pacheco, Luely Oliveira da Silva, Valéria Caldas Amorim

Resumo


O estudo exposto buscou investigar como a narrativa de lendas amazônicas podem promover a sensibilização ambiental, promovendo a valorização dos saberes locais e incentivando a adoção de práticas sustentáveis. Metodologicamente, a pesquisa ocorreu em uma escola de ensino médio do município de Cametá-PA e consistiu em uma abordagem qualitativa por meio de um questionário com uma pergunta norteadora aos educandos na elaboração de seus contos. Dessa forma, os resultados das análises foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006), sendo expressos por meio de uma metáfora. Conclui-se que ao abordar a questão ambiental com os alunos por meio dos contos que eles criaram se mostra como um método de ensino inovador e de uma estratégia pedagógica capaz de promover o resgate cultural, a conexão e o pertencimento com o seu território e o desenvolvimento de habilidades científicas e criativas.


Palavras-chave


Identidade Cultural; Sustentabilidade; Proteção Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19408

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr