Narrativas de estudantes da Amazônia sobre proteção ambiental: entre lendas e encantos
Resumo
O estudo exposto buscou investigar como a narrativa de lendas amazônicas podem promover a sensibilização ambiental, promovendo a valorização dos saberes locais e incentivando a adoção de práticas sustentáveis. Metodologicamente, a pesquisa ocorreu em uma escola de ensino médio do município de Cametá-PA e consistiu em uma abordagem qualitativa por meio de um questionário com uma pergunta norteadora aos educandos na elaboração de seus contos. Dessa forma, os resultados das análises foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006), sendo expressos por meio de uma metáfora. Conclui-se que ao abordar a questão ambiental com os alunos por meio dos contos que eles criaram se mostra como um método de ensino inovador e de uma estratégia pedagógica capaz de promover o resgate cultural, a conexão e o pertencimento com o seu território e o desenvolvimento de habilidades científicas e criativas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19408
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.