Minerais de marte e da Amazônia: uma proposta didática para o ensino médio
Resumo
Pesquisas sobre Marte realizadas nas últimas décadas proporcionam um vasto entendimento das particularidades do planeta vermelho. Assim, várias missões exploratórias discutem a geologia, analisando características presentes e/ou condições que poderiam ter permitido a existência de vida no passado. Como nas descobertas anteriores, é notável a existência de vários minerais espalhados por sua superfície. Suas descobertas são intrigantes, considerando que são materiais essenciais para a vida diária humana e, portanto, têm um papel exploratório e econômico relevante no futuro próximo. Pretende-se neste estudo explorar uma proposta pedagógica que inclua os minerais em uma perspectiva astronômica e que estabeleça relações cósmicas do planeta Marte e os recursos da região Amazônica. O estudo de caráter qualitativo e exploratório, emprega os métodos da pesquisa-ação. No entanto, a abordagem pedagógica foi elaborada com base na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, implementada em uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública de Belém, no Pará. Utilizam-se questionários impressos e diários de bordo para anotações do professor como coleta de dados. Para a análise dos resultados obtidos, usa-se os procedimentos da Análise de Conteúdo. Tal análise de dados mostra um bom desenvolvimento dos estudantes frente à temática proposta, permitindo estabelecer conexões com suas realidades. Compreende-se que a proposta permitiu evoluir os conhecimentos e habilidades de cooperação frente a temáticas que estão diretamente ligadas à sua realidade.
Palavras-chave
Astronomia; Minerais; Amazônia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19367
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.