Aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais: uma análise dos registros gráficos de alunos de um clube de ciências

Breno Dias Rodrigues, João Manoel da Silva Malheiro

Resumo


Buscou-se nesta pesquisa analisar conceitos, procedimentos e atitudes em registros gráficos de alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental, produzidos durante uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o problema experimental “qual a melhor água para consumir?”. A ação pedagógica foi conduzida por três professores-monitores em um Clube de Ciências da região norte do Brasil e envolveu 19 participantes. Com uma abordagem qualitativa esta investigação consistiu em uma pesquisa documental na qual se realizou uma Análise de Conteúdo nos registros gráficos dos participantes. O processo analítico observou a relação das dimensões do conteúdo com os aspectos investigativos da SEI na composição dos desenhos e escritos. Os resultados revelaram as categorias “Relação dos materiais”, “Teste de hipóteses e ações manipulativas” e “Articulação conceitual e empírica” que correspondem aos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais mobilizados pelos alunos clubistas durante a atividade investigativa. Compreende-se que as diversas formas de expressão por meio de escritos e desenhos evocaram descrições fenomenológicas da experiência, a mobilização de ideias prévias e (re)construídas, com indicativos de aprendizagens distintas. 


Palavras-chave


Conteúdo atitudinal; Conceitual; Procedimental; Clube de Ciências; Ensino por Investigação; Escrita; Desenho

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr