Educação ambiental na educação infantil: diálogos necessários na construção do currículo e nas práticas educativas da primeira infância
Resumo
A pesquisa visa analisar as concepções dos professores de educação infantil sobre o tema educação ambiental no currículo e nas práticas da área. A investigação empírica foi realizada em duas instituições públicas de Educação Infantil do município de Presidente Prudente – São Paulo, tendo como sujeitos da investigação, sete professoras de educação infantil. No artigo apresentamos a metodologia utilizada, com suas técnicas específicas para a coleta dos dados como o levantamento bibliográfico, o questionário, a observação e a entrevista semiestruturada, além disso, o texto tem como respaldo teórico a Educação Ambiental Crítica de perspectiva freiriana, em diálogo com a Sociologia da Infância e a Pedagogia de Reggio Emilia. Algumas informações recolhidas e analisadas sob a perspectiva da análise qualitativa, foram transformadas em categorias de análise e findadas num processo de triangulação dos dados. Os resultados iniciais apontam a urgência em se romper com a ideia simplista e fragmentada de EA, arraigada nas instituições de EI, que resume o desenvolvimento da EA em projetos voltados a datas comemorativas, sem estabelecer relações com a realidade dos educandos, tampouco ouvir suas vozes. A formação docente (inicial e continuada) também se revela como elemento fundamental na formação de sujeitos engajados nas questões socioambientais.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.19028
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