Conhecimentos espontâneos sobre Energia apresentados por alunos de um 8° ano Integral em uma disciplina Eletiva

Jheniffer Batista Santos, Vanessa Daiana Pedrancini, João Mianutti

Resumo


Com a publicação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o currículo do ensino fundamental e médio passou a ter uma base comum e uma parte diversificada. As disciplinas eletivas, contemplando as diferentes áreas do conhecimento, correspondem a esta parte que conferiu certa flexibilidade ao currículo. Destaca-se, também, que nesse movimento ganha relevo a proposta de formação integral ou educação integral, que está articulada com a implantação de escolas de tempo integral. Neste trabalho objetiva-se discutir os conhecimentos espontâneos dos alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, levantados no início de uma disciplina eletiva, em relação ao tema Energia. Para o levantamento das concepções espontâneas foi utilizado um instrumento, no qual se buscou identificar o conhecimento dos alunos sobre fontes, tipos, transformações e impactos ambientais relacionados ao tema energia.  Para orientar a reflexão tomou-se como referência o constructo vigotskiano sobre formação de conceitos. A análise, de caráter qualitativo e descritivo, revelou que os alunos conseguem associar o conceito a fenômenos cotidianos, mas têm dificuldades para compreender os processos de transformação e, também, a relação do conceito com questões socioambientais. 


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Currículo.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n1.18946

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr