Levantamento e análise dos conhecimentos prévios sobre diversidade e relações entre os seres vivos
Resumo
A aprendizagem mecânica permeia a educação em seus vários níveis, a sala de aula tradicional traz grandes desafios para o processo de ensino aprendizagem significativo, de ciências, dificultando a aproximação do cotidiano do aluno com os conceitos científicos. Sendo assim, para compreender melhor o processo de aprendizagem, David Ausubel, médico e psiquiatra, estudioso da aprendizagem cognitiva, afirma que a aprendizagem é significativa quando uma nova informação interage com aspectos especificamente relevantes da estrutura do conhecimento do indivíduo. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental final de uma escola pública no município de Dourados – MS e sua importância para a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) para trabalhar o conteúdo diversidade dos ecossistemas inseridos na disciplina de ciências da natureza. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo do professor e questionário aberto. Os resultados da análise do segundo momento da UEPS evidenciam que os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do conteúdo diversidade dos ecossistemas são diversificados e elementares, alguns um pouco mais elaborados que outros, necessitando ser construídos.
Palavras-chave
Conhecimentos prévios; Aprendizagem significativa; Ensino de ciências.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18939
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.