O cuidado do paciente crítico com lesão por pressão: análise de uma prática educativa
Resumo
A prática educativa no ensino em saúde deve ser transformadora, mudar práticas e contextos. Nesse sentido, uma problemática comum em hospitais que exige habilidade nos cuidados da enfermagem, é a lesão por pressão que ocorre na pele e/ou nos tecidos subjacentes, originadas por uma pressão tissular prolongada frequentemente em uma proeminência óssea. Este artigo objetivou analisar uma prática educativa em saúde com enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva – UTI de um hospital de ensino sobre o cuidado do paciente com lesão por pressão. Trata-se de uma pesquisa de intervenção educativa, desenvolvida a partir da aplicação do Arco de Maguerez e da análise de conteúdo por Bardin (2009), tendo como referencial teórico a Pedagogia da Autonomia e a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. O estudo foi desenvolvido em um hospital de Ensino no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2019. Fizeram parte do estudo 11 enfermeiros da UTI. A análise de conteúdo permitiu a construção de duas categorias: “O conhecimento como a base fundamental para o empoderamento profissional e a transformação da práxis” e “Prática educativa realizada: constructos e análise epistemológica”. As categorias elucidadas contribuem para verificar na prática educativa, o progresso e o comprometimento com o diálogo; o respeito mútuo; o espírito crítico sobre os problemas assistenciais; a desconstrução, ancoragem e ressignificação do tema gerador; a proatividade em buscar melhorias na prática; o fortalecimento da coletividade; e do trabalho em equipe.
Palavras-chave
Enfermagem; Lesão por pressão; Práticas educativas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18934
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.