Uso de Role Playing Game na disciplina de imunologia aplicada à Enfermagem: um relato de experiência
Resumo
O Role Playing Game é uma atividade na qual os participantes assumem papéis fictícios e interagem entre si como personagens de histórias, criando um teatro espontâneo para simular situações do mundo real e praticar habilidades específicas. Nesse sentido, a utilização dessa estratégia educacional tem se mostrado eficaz e positiva, estimulando a integração teórico-prática nos cursos da saúde. Isso é impulsionado pelas Diretrizes Curriculares de Saúde de 2001. Dessa forma, o objetivo do trabalho é relatar a participação em um Role Playing Game como parte da avaliação da disciplina de Imunologia Aplicada à Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência descritivo, reflexivo e analítico, baseado na vivência de acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O Role Playing Game abordou temas associados às aulas práticas e conteúdos da disciplina, como o movimento antivacina e a falta de adesão à vacinação. As cenas dramatizadas exploraram a falta de informação sobre vacinas, a resistência à imunização e a importância do papel educativo dos profissionais de saúde. Destaca a eficácia desta estratégia na promoção do pensamento crítico, na reflexão sobre as práticas profissionais e na superação de desafios na comunicação de informações em saúde. O debriefing pós-atividade permitiu uma reflexão aprofundada sobre os temas abordados. Este estudo destaca a abordagem inovadora e eficaz do Role Playing Game na formação de enfermeiros, superando desafios comuns em metodologias ativas, reforçando a necessidade constante de abordagens educacionais dinâmicas.
Palavras-chave
Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Imunologia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18930
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.