Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021)
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual defendemos que o desenvolvimento da interdisciplinaridade requer, entre outros fatores, a compreensão do que é uma prática integradora de conhecimentos disciplinares e que uma abordagem interdisciplinar não depende apenas de uma reprodução coletiva de tarefas. Assumimos como referencial teórico as definições sobre interdisciplinaridade e outras práticas de integração de conhecimentos disciplinares de especialistas referenciados da área de ensino, nos últimos dez anos. Uma revisão documental foi realizada na seção de apresentação do catálogo de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e depois nas páginas e material do professor dos 13 livros didáticos aprovados no PNLD 2021. Na etapa de pré-análise, identificamos os trechos das obras em que se conceituavam a interdisciplinaridade, objetivando identificar indícios de um referencial teórico-metodológico. Verificamos que, das obras analisadas, apenas seis abordam diretamente o conceito de interdisciplinaridade, dos quais, apenas duas utilizam explicitamente referenciais teórico metodológicos, listados pelos pesquisadores da área de ensino, como especialista sobre interdisciplinaridade. Outros dois livros, apesar de não explicitarem um referencial para abordar a interdisciplinaridade, apresentam terminologias que possibilitam sugerir a interdisciplinaridade como prática integradora de conhecimentos disciplinares, pautada na negociação entre os sujeitos, envolvidos no projeto em desenvolvimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18896
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.