Ações docentes na implementação de práticas com modelagem matemática

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Jeniffer Paula da Cruz, Leticia Barcaro Celeste Omodei

Resumo


Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos evidenciar as ações docentes que são incorporadas por professores que aceitaram o convite para implementar uma primeira prática com modelagem em sala de aula. Nosso quadro teórico é subsidiado na modelagem matemática como alternativa didático-pedagógica para o ensino da matemática e nos encaminhamentos estruturados em um design de curso de extensão para a formação de professores em modelagem matemática, a partir de três eixos: aprender sobre modelagem, aprender por meio da modelagem e ensinar usando modelagem. Considerando o objetivo de pesquisa, voltamos nosso olhar para o que doze professores em formação relataram sobre os encaminhamentos que empreenderam em cinco práticas planejadas e implementadas no âmbito do curso, no ano de 2023. A análise qualitativa e de cunho interpretativo dos relatos dos professores juntamente com fotografias de suas implementações revelou ações docentes que se aproximaram entre si: partir de uma situação-problema do contexto dos alunos, deixar os alunos manusear os dados, não indicar o conteúdo matemático, ouvir e considerar as respostas dos alunos, entender a potencialidade do trabalho em grupo. Essas ações docentes sinalizaram que o curso de extensão teve uma configuração empírica de como as atividades de modelagem podem ser implementadas na sala de aula.

Palavras-chave


Educação Matemática; Formação de professores; Design de curso.

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DOI: 10.3895/etr.v8n2.18441

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