Percepções matemáticas mobilizadas em uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Infantil

Flavia Pollyany Teodoro, Eduardo Mateus Guimarães Rossi, Ana Caroline Zampirolli

Resumo


A Modelagem Matemática se apresenta como uma proposta de ensino em que a criança é estimulada a desenvolver sua autonomia durante o processo investigativo na construção de seu aprendizado. Nesta direção, esta pesquisa propôs investigar as possibilidades da Modelagem Matemática para a mobilização de percepções matemáticas de crianças na Educação Infantil, com faixa etária de cinco a seis anos de idade, por meio do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática em uma escola pública do norte do Paraná. Para tanto, nos revestimos de uma abordagem qualitativa de pesquisa, em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo, e de registros (desenhos) elaborados pelas crianças. Os resultados dessa pesquisa sugerem que o trabalho com Modelagem Matemática, por seu caráter investigativo, com diferentes situações de estudos, possibilitou que as crianças mobilizassem diferentes tipos de percepções ao assumirem uma postura ativa em seu aprendizado, o que propiciou a manifestação de suas compreensões ao atribuírem significados para as suas ações durante a investigação. 

Palavras-chave


Contação de história; Desenho; Gesto.

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DOI: 10.3895/etr.v8n2.18440

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