Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Lilian Gislaine Pereira da Silva, Michele Regiane Dias Veronez

Resumo


No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e as analisamos à luz de teorias que abordam as competências no âmbito da modelagem matemática. Os resultados revelam que a manifestação de competências por parte dos alunos é algo que vai se alinhavando ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e indicando que a variedade de competências observadas nos diálogos das crianças considera aplicação de conhecimentos prévios na resolução de problemas reais, capacidade de argumentação e interpretação crítica. Salientamos, nesse sentido, que atividades de modelagem matemática ao integrar experiências extraescolares e conceitos matemáticos fomentam que os alunos desenvolvem uma variedade de competências e que a manifestação dessas competências vem imbricadas de fazeres e pensar dos alunos. Ademais, enfatizamos a relevância do papel do professor na mediação dessas atividades.


Palavras-chave


Competências;Modelagem Matemática; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n2.18436

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr