Contribuições para um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência na sala de aula
Resumo
A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, por meio do qual se investiga um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. Que aspectos podem ser analisados sobre um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática a partir de uma experiência desenvolvida em uma turma de Ensino Médio do município de Curitiba – PR? Com vistas a trazer respostas para esta questão, foi definido como objetivo da pesquisa: analisar os aspectos que emergem de uma experiência de sala de aula no uso de um instrumento avaliativo para práticas de Modelagem Matemática. A pesquisa envolveu a realização de uma atividade com Modelagem Matemática, no período letivo de 2023 em uma turma de segunda série do Ensino Médio, com 14 alunos. Os dados foram coletados a partir de registros de observação, registros dos alunos e gravações em áudio. Foram analisados a partir dos aspectos: aplicabilidade, abrangência e atualidade. Os dados evidenciaram que o instrumento serve como um documento norteador do processo de observação, mediação e avaliação durante a realização de prática de Modelagem Matemática, permitindo identificar o desenvolvimento das competências pré-estabelecidas nos quadros. No entanto, também revelaram algumas limitações no seu uso em grupos maiores, nuances sobre as competências que abarca e poderia abranger, assim como aspectos que poderiam aproximá-lo mais de tendências atuais da educação.
Palavras-chave
Modelagem Matemática; Avaliação; Ensino Médio
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18432
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.