Elementos sobre a prática de Modelagem Matemática: uma experiência na curricularização da extensão
Resumo
Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática têm sido um fenômeno de pesquisa recorrente na comunidade. Quando tratada no contexto da formação de professores, merecem uma atenção especial por se tratar de um modo próprio de conduzir ações e reflexões formativas. Nesse contexto, a interrogação que move esta pesquisa é: que elementos sobre a prática de Modelagem Matemática emergem de sínteses reflexivas produzidas por futuros professores de Matemática, após uma experiência na curricularização da extensão? Enquanto uma alternativa pedagógica, foi planejada uma atividade de Modelagem Matemática por licenciandos do primeiro ano do curso de graduação em Licenciatura em Matemática de uma universidade pública e desenvolvida com estudantes da Educação Básica. A atividade exigiu dos estudantes o cálculo de área e a prática exigiu dos licenciandos um pensar o ensino da Matemática de outro modo. Admitindo a interrogação de pesquisa, a análise qualitativa descritiva e interpretativa, consistiu no destaque de unidades significativas à luz do fenômeno de pesquisa e no agrupamento delas, levando às interpretações que indicaram elementos sobre a prática de Modelagem Matemática desde a experiência vivida pelos licenciandos, ainda que que eles não foram proferidos pelos licenciandos, surgiram nas sínteses reflexivas que foram analisadas. Convergente à uma perspectiva formativa em Modelagem Matemática, como resultados, a pesquisa sugere que os elementos emergentes sobre a prática são formativos por apresentar características que trazem implicações à formação, já que eles foram manifestos por licenciandos e, substantivamente, à sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18427
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.