A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática?” Nossas análises se baseiam nos dados produzidos a partir do desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática em uma escola no norte do estado do Paraná. As análises de gravações de vídeo e áudio, fotografias e registros escritos, apoiadas nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, permitiram-nos evidenciar que a experimentação didática, nas atividades de Modelagem Matemática, influencia o direcionamento quanto aos objetos de conhecimento que serão mobilizados, bem como nas subsequentes ações empreendidas pelos alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18426
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.