A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento

Paulo Henrique Hideki Araki, Lilian Akemi Kato

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática?” Nossas análises se baseiam nos dados produzidos a partir do desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática em uma escola no norte do estado do Paraná. As análises de gravações de vídeo e áudio, fotografias e registros escritos, apoiadas nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, permitiram-nos evidenciar que a experimentação didática, nas atividades de Modelagem Matemática, influencia o direcionamento quanto aos objetos de conhecimento que serão mobilizados, bem como nas subsequentes ações empreendidas pelos alunos.


Palavras-chave


Anos finais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Educação Científica.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n2.18426

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr