Aspectos da articulação entre Alfabetização Científica e Modelagem Matemática na Educação Básica

Simone Ribeiro da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca do processo de Alfabetização Científica dos estudantes da educação básica por meio de atividades de Modelagem Matemática, em uma perspectiva da Educação Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento de literatura, de maneira objetiva e organizada, tendo o Portal de Periódicos da Capes como meio para a coleta de dados. Foram considerados ao todo sete trabalhos, entre artigos e dissertações, que versavam sobre a temática em questão. Com a finalidade de responder o problema de pesquisa, que se traduz na interrogação: “Como a Modelagem Matemática tem sido abordada em relação ao desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes da Educação Básica, no âmbito da Educação Matemática?” – apresentamos, por meio de três eixos de análise, aspectos sobre essa articulação, que sugerem que a Modelagem Matemática tem sido utilizada como meio de favorecer a Alfabetização Científica e não como um jeito de pensar cientificamente; que a concepção de Modelagem mais utilizada nas pesquisas que discutem o desenvolvimento da Alfabetização Científica tem sido a de um grupo específico; e que as atividades de Modelagem para a promoção da Alfabetização Científica têm sido abordadas de maneira interdisciplinar e transdisciplinar.


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Ensino de Ciências; Educação Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n2.18425

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr