Aspectos da articulação entre Alfabetização Científica e Modelagem Matemática na Educação Básica
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca do processo de Alfabetização Científica dos estudantes da educação básica por meio de atividades de Modelagem Matemática, em uma perspectiva da Educação Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento de literatura, de maneira objetiva e organizada, tendo o Portal de Periódicos da Capes como meio para a coleta de dados. Foram considerados ao todo sete trabalhos, entre artigos e dissertações, que versavam sobre a temática em questão. Com a finalidade de responder o problema de pesquisa, que se traduz na interrogação: “Como a Modelagem Matemática tem sido abordada em relação ao desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes da Educação Básica, no âmbito da Educação Matemática?” – apresentamos, por meio de três eixos de análise, aspectos sobre essa articulação, que sugerem que a Modelagem Matemática tem sido utilizada como meio de favorecer a Alfabetização Científica e não como um jeito de pensar cientificamente; que a concepção de Modelagem mais utilizada nas pesquisas que discutem o desenvolvimento da Alfabetização Científica tem sido a de um grupo específico; e que as atividades de Modelagem para a promoção da Alfabetização Científica têm sido abordadas de maneira interdisciplinar e transdisciplinar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18425
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.