Trilhando novos caminhos por meio da Etnomodelagem: valorizando saberes e fazeres matemáticos nas Trilhas Etnomatemáticas
Resumo
Este estudo teórico investiga a Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem que encoraja os alunos a explorarem questões da vida real utilizando ferramentas matemáticas por meio das Trilhas Etnomatemáticas como uma ação pedagógica na perspectiva da Etnomodelagem. Essa ação busca promover o respeito e a valorização das práticas matemáticas locais, possibilitando para os alunos uma compreensão aprofundada do conhecimento matemático em contextos extracurriculares. Além disso, o objetivo central foi analisar a Modelagem Matemática sob uma perspectiva sociocultural, com ênfase na Etnomodelagem. Os resultados desta pesquisa exploratória, conduzida com ex-alunos e pesquisadores nacionais e internacionais envolvidos nas práticas das Trilhas Etnomatemáticas, ressaltaram as potencialidades pedagógicas da Modelagem Matemática. Essas descobertas têm implicações para a sala de aula para auxiliar os alunos a reconhecerem a Matemática como um campo do conhecimento humanista, que oferece uma oportunidade para os alunos (re)definirem modelos matemáticos tradicionais, por meio de etnomodelos para valorizar e respeitar a diversidade de abordagens matemáticas presentes em culturas distintas. Incorporar a Etnomodelagem no currículo matemático pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, promovendo uma compreensão holística dos conceitos matemáticos, bem como a sua aplicação em situações-problema do mundo real.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18423
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.