Considerações sobre a problematização na Modelagem Matemática nos anos iniciais

Karen Ramos

Resumo


A Modelagem Matemática é uma prática pedagógica que incentiva a autonomia dos estudantes. Sua realização está organizada em etapas, das quais destaca-se neste artigo a problematização. Utilizam-se os dados da prática de Modelagem Matemática realizada no Projeto Poluição do Ar, no ano de 2022, com cerca de 30 estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, em Santo André, SP. Conta-se com as transcrições das aulas, o diário de campo da pesquisadora e os resultados de um questionário para responder à seguinte questão: em que situações vivenciadas pelos estudantes no projeto de Modelagem podem-se identificar dificuldades com a problematização? Para tanto utilizam-se como referencial teórico estudos sobre a Modelagem Matemática, a problematização e a pedagogia da pergunta. A partir desses estudos analisa-se a prática na qual foi observada a dificuldade de problematizar que se deu em virtude da falta de correlação dos dados, durante o Projeto Poluição do Ar.

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Problematização; Anos Iniciais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n2.18417

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr