Considerações sobre a problematização na Modelagem Matemática nos anos iniciais
Resumo
A Modelagem Matemática é uma prática pedagógica que incentiva a autonomia dos estudantes. Sua realização está organizada em etapas, das quais destaca-se neste artigo a problematização. Utilizam-se os dados da prática de Modelagem Matemática realizada no Projeto Poluição do Ar, no ano de 2022, com cerca de 30 estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, em Santo André, SP. Conta-se com as transcrições das aulas, o diário de campo da pesquisadora e os resultados de um questionário para responder à seguinte questão: em que situações vivenciadas pelos estudantes no projeto de Modelagem podem-se identificar dificuldades com a problematização? Para tanto utilizam-se como referencial teórico estudos sobre a Modelagem Matemática, a problematização e a pedagogia da pergunta. A partir desses estudos analisa-se a prática na qual foi observada a dificuldade de problematizar que se deu em virtude da falta de correlação dos dados, durante o Projeto Poluição do Ar.
Palavras-chave
Educação Matemática; Modelagem Matemática; Problematização; Anos Iniciais.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18417
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.