Conhecimento especializado de professores em formação continuada no contexto da Modelagem Matemática
Resumo
Nesse artigo são descritos resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a mobilização do Conhecimento Especializado do Conteúdo no Contexto da Modelagem Matemática, por um grupo de professores, alunos de um Curso de mestrado em Ensino de Matemática, ao desenvolverem atividades de modelagem. Denominamos Conhecimento Especializado do Conteúdo no contexto da Modelagem Matemática ao conhecimento que evidencia as características do conhecimento especializado do conteúdo matemático bem como as competências referentes a cada etapa do processo de modelagem. Os dados da pesquisa foram obtidos da observação do trabalho em sala de aula, dos registros escritos dos alunos e da gravação em áudio dos comentários durante o desenvolvimento da tarefa. Para análise dos resultados foram elencadas duas categorias de análise: a) Conhecimento Especializado do Conteúdo e b) Competências, com seus respectivos descritores. Pode-se inferir que os participantes da pesquisa construíram um conhecimento especializado no contexto da Modelagem Matemática pois, utilizaram uma linguagem matemática correta, utilizaram diferentes representações gráficas e analíticas na construção e na interpretação do modelo. Os argumentos utilizados foram coerentes para responder as conjecturas e os problemas formulados. Os alunos foram capazes de apresentar uma análise crítica e uma apresentação clara dos resultados obtidos, competências essas necessárias para o professor ensinar Matemática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18413
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.