O ensino de Geografia para a Educação de Jovens e Adultos mediado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o uso dos mapas conceituais: uma revisão sistematizada de literatura

Hudson Laeber Corrêa, Adelson Siqueira Carvalho

Resumo


A Aprendizagem Significativa é potencializada pelo uso de ferramentas como os mapas conceituais, que não só auxiliam na organização do conhecimento, como também favorecem a compreensão do conteúdo, elevando o nível de retenção. Nesse sentido, os mapas conceituais podem ser utilizados para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Este trabalho objetivou realizar uma revisão sistematizada de literatura para identificar o uso e as potencialidades dos mapas conceituais, de metodologias ativas de aprendizagem e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Aprendizagem Significativa. A busca realizada na base de dados do Google Acadêmico encontrou um total de 242 trabalhos publicados entre 2018 e setembro de 2022, dos quais seis foram selecionados, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, para compor a revisão sistematizada. Após a leitura e análise dos trabalhos, constatou-se que a utilização planejada das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e das metodologias ativas associadas à construção de mapas conceituais foi positiva. No entanto, ainda há grandes desafios a serem superados, como a falta de investimento nas estruturas físicas das escolas e na formação de professores.

Palavras-chave


Prática docente; Mapas conceituais; Metodologias ativas de aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.18332

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr