Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a CNMEM

Rafaela Guerreiro, Ana Paula dos Santos Malheiros

Resumo


A Modelagem é uma abordagem reconhecida entre as tendências da Educação Matemática por possibilitar um ensino diferenciado e reflexivo. No entanto, segundo a literatura especializada da área, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não são frequentemente contemplados com estudos e experiências neste campo. Visando investigar e auxiliar no preenchimento dessa lacuna, este estudo, de natureza qualitativa, desenvolvido em uma Iniciação Científica, teve como objetivo investigar de que forma as atividades de Modelagem Matemática são desenvolvidas nos Anos Iniciais, com base nos relatos de experiência publicados pela Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) entre os anos de 1999 a 2023. Os resultados indicaram que a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais não apenas pode contribuir para a criação de um ambiente democrático em sala de aula, caracterizado por atividades predominantemente coletivas, mas também pode oferecer a oportunidade para crianças organizarem o pensamento matemático de várias maneiras, respeitando suas individualidades. Apesar das oportunidades identificadas, a pesquisa reitera que a Modelagem neste contexto escolar ainda tem muito campo para ser explorado. Destaca-se assim, a importância de sua integração nos programas de capacitação destinados aos professores que trabalham nesse nível de ensino.


Palavras-chave


Modelagem; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Educação Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n2.18319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr