Revisão Sistemática da Literatura: O que é que há nos Jogos Digitais em Química?
Resumo
O ensino de Química, devido à sua complexidade conceitual, é frequentemente considerado desafiador, especialmente ao abordar abstrações nas visões microscópicas e macroscópicas. Nesse contexto, a introdução de práticas didáticas inovadoras, como o uso de Jogos Digitais (JD), emerge como uma estratégia para superar as lacunas percebidas no ambiente escolar. Diante desse cenário, investigar o foco das dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre o uso de JD no ensino de Química pode contribuir para estudos nesta área. Esta pesquisa empregou uma Revisão Sistemática da Literatura, delineada em cinco etapas, para identificar os principais temas abordados em dissertações e teses publicadas sobre jogos digitais no ensino de Química na BDTD no período entre 2012 e 2022. Além disso, foram analisados o foco (FO), a nacionalidade (NA), a linguagem de programação (LP) e o contexto de aplicação (CA) dessas publicações. Os resultados indicam que uma parcela significativa desses trabalhos se concentra na concepção, aplicação e reflexão dos jogos digitais. Contudo, observou-se uma lacuna quanto à conexão dessas pesquisas com a fundamentação teórico-metodológica no desenvolvimento desses jogos, destacando a necessidade de um diálogo mais aprofundado com as teorias de aprendizagem. A região Nordeste do Brasil se destacou como um polo de produção acadêmica nesse contexto. A linguagem Java, Unity e Game Editor foram as mais frequentemente utilizadas na elaboração do código dos jogos digitais. Por fim, a formação inicial dos estudantes foi o contexto de aplicação mais abordado nas pesquisas analisadas.
Palavras-chave
Ensino de Química; Jogos Digitais; Revisão Sistemática da Literatura.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18006
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.