Percepção sobre o aprendizado de lógica de programação: um estudo de caso
Resumo
Neste estudo, buscou-se, a partir da perspectiva dos alunos, a identificação de elementos que contribuam para um cenário desafiador em componentes curriculares relacionados a lógica de programação no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Buscou-se apurar grau de identificação com o conteúdo trabalhado, bem como principais problemas tidos como dificultadores para o processo de aprendizagem. Para tanto, conduziu-se pesquisa quali-quantitativa com abordagem exploratória, cujos dados coletados foram submetidos a análises estatísticas e de conteúdo. Entrevistou-se alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, todos do primeiro ano e matriculados no componente curricular de Programação I. Utilizou-se questionário online com perguntas abertas e fechadas, que abordaram dados demográficos e percepções dos alunos. Como conclusões: a existência de hábitos que constituem a formação dos alunos; a confirmação sobre existência de repetentes em cursos de tecnologia, dadas idades incompatíveis com a turma em estudo; a questão da representação masculina e feminina, que se mostrou mais favorável ao gênero feminino, mas com destaque a integrantes que escolheram explicitamente não designar um gênero para si; um potencial indicativo de correlação entre facilidades no curso em Ensino Médio e frequência na educação infantil, o que também pode indicar a viabilidade de metodologias de ensino alternativas e mais lúdicas; e, a escolha sobre espaços não formais entre os que identificam maiores facilidade de aprendizagem.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.17914
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